Há tempos que venho “prestando atenção” às relações entre música e psicanálise, o que fez até mesmo propor um “Coletivo Música e Psicanálise” para estudar mais a fundo o tema com outros colegas. Mais recentemente fiz uma seleção de músicas para serem apresentadas no Congresso Internacional de Psicanálise e Filosofia, ocorrido da Universidade Positivo (18 a 20 de agosto de 2023). Fica aqui, então, a breve menção de algumas das músicas mais significativas e um link de referência para cada uma delas.
Pequeno Perfil de um Cidadão Comum – Belchior
Fiz também esta pequena digressão sobre a letra da música tempos atrás na série Um Pouco de Música e Psicanálise, mantida durante a pandemia, principalmente.
A Palo Seco – Belchior
O verso final é uma preciosidade que deveria ser mais lembrada pelos colegas psicanalistas.
Fala – Secos e Molhados
A colega Vanisa Santos chamou a minha atenção durante uma atividade em que expôs sua produção acerca da psicose em uma análise da vida e obra de Salvador Dali.
Vida de Artista – Itamar Assumpção
Esta letra fala muito de mim, quando fala de “às vezes mezzo engenheiro, mezzo psicanalista”. Coincidências poéticas da vida.
Foi no mês que vem – Victor Ramil
Para esta também houve uma digressão que convido a dar uma olhada também porque contou com a gratíssima participação do colega Saulo Durso.
Os Homens – João Gilberto Tatara
Homenagem que faço aqui ao grande poeta e compositor curitibano que nos deixou durante os anos de pandemia.
Nuvem Passageira – Hermes de Aquino
Além de trazer na sua letra uma passagem que faz referência à psicanálise, foi a primeira música que toquei no violão, nos idos de 1984. Talvez diga alguma coisa de mim, não é?
O Real Resiste – Arnaldo Antunes
Nesta o velho titã se supera e nos brinda com uma letra necessária.
Espero que gostem!